70% das empresas familiares não sobrevivem à segunda geração. Como mudar este quadro?
De acordo com um estudo realizado pela consultoria PwC, em 2021, 7 em cada 10 empresas familiares no Brasil não sobrevivem à segunda geração. A sucessão patrimonial é uma das maiores preocupações do empresariado. Como tornar essa jornada mais fluida e menos arriscada?
Entre as ações que podem ser desenvolvidas para mitigar os riscos que envolvem a sucessão patrimonial, destacam-se:
Comece a planejar cedo: Quanto antes você começar a planejar a sucessão patrimonial, mais tempo terá para pensar nas diferentes opções e tomar melhores decisões.
Converse com sua família: Comunicar-se de forma clara e transparente com seus pares sobre suas expectativas para a sucessão patrimonial pode ajudar a evitar surpresas e conflitos no futuro.
Procure ajuda profissional: Um consultor especializado em sucessão patrimonial pode te ajudar a desenvolver um plano de sucessão patrimonial que atenda às necessidades específicas de sua família e de seu negócio.
A sucessão patrimonial é um processo importante que pode garantir a continuidade do negócio familiar. Além disso, é importante contar com a ajuda de Financial Advisors. Eles vão saber te conduzir da melhor forma até o topo da montanha que é o processo de gestão de uma empresa de tradição familiar.
Aqui na Tailor, atuamos com uma abordagem sistemática das necessidades tributárias, legais e de estruturação para organização do patrimônio familiar, sucessão, venda de negócios, realocação, bem como serviços jurídicos e tributários internacionais através de nossos parceiros.