21 de agosto de 2023

Tailor Partners

Viés do status quo: como mudar para investir melhor?

Talvez você ainda não tenha ouvido falar do viés do status quo, mas, certamente, não só você o conhece como também convive com ele diariamente. Ele se refere à tendência das pessoas de preferir que as coisas permaneçam iguais e de evitar mudanças – em outras palavras, é nossa famosa e tão querida, zona de conforto!

Viver nela muitas vezes pode parecer a melhor decisão, mas, como já sabemos, essa não é a estratégia mais eficiente e saudável no longo prazo. A fuga de mudanças bruscas está entranhada em nosso cérebro há milhares de anos, desde quando ainda pensávamos em sair das cavernas para buscar novos abrigos até os dias atuais, como uma simples mudança de emprego ou um término de relacionamento que já era para ter acabado mas ainda segue firme e fraco.

 O problema é que, quando falamos de investimentos, a velocidade da troca de informações e a globalização das economias são tão grandes que não podemos ficar refém deste viés, se não deixaremos de aproveitar ótimas oportunidades de investimentos ou, ainda mais importante, as principais oportunidades de desinvestimentos. Não obstante, ficar na zona de conforto reforça ainda mais um viés cognitivo muito profundo no ser humano: o viés da autoconfirmação (que falaremos nos próximos posts).

Entender o viés do status quo afundo e aceitar que ele estará presente em nossas tomadas de decisão são os primeiros passos para contorná-lo no curto, médio e longo prazo. Além disso, aí vão algumas dicas para controlar seu desejo de ficar na zona de conforto, tomando assim decisões mais racionais e com maior probabilidade de ajudá-lo a alcançar seus objetivos de longo prazo:

  1. Nós somos mais resistentes à mudanças bruscas que à pequenas mudanças, então comece aos poucos! Considere começar com pequenos ajustes em seu portfólio e adaptar gradualmente sua abordagem para se sentir mais confortável com as mudanças ao longo do tempo.
  2. Defina claramente suas metas de investimento de curto e longo prazo e as regras que deverão ser seguidas, estabeleça intervalos específicos para revisar seu portfólio de investimentos (mensalmente ou semestralmente, por exemplo) e metas financeiras, e mantenha suas metas em mente ao tomar decisões de investimento para evitar desviar dos seus objetivos traçados
  3. Consultar especialistas em investimentos pode ajudá-lo a enxergar além da sua zona de conforto e a considerar diferentes pontos de vista. Construir uma carteira diversificada através de uma visão técnica ajudará a reduzir o risco e evitar que você se apegue a um único investimento devido aos seus próprios vieses
  4. Faça um esforço a mais para explorar informações que desafiem as suas opiniões atuais para tomar decisões mais equilibradas.

Por fim vale lembrar que superar o viés do status quo é um dos mais profundos nos seres humanos e por isso requer um esforço grande, consistente e uma vontade genuína de desafiar a sua própria zona de conforto para controlá-lo. Logo, foco, disciplina e honestidade consigo mesmo são as chaves para o sucesso!